domingo, 29 de março de 2015

Estimule a autoconfiança em seu aluno.

Assista o vídeo, trocando a palavra filho por aluno.


 Para que o processo ensino aprendizagem seja construtivo e evolua é necessário que muitas iniciativas sejam propostas e o estimulo da autoconfiança é de extrema e fundamental importância num bom andamento do processo. Se o aluno não tem confiança sem si próprio, ele não acredita ser capaz, sendo assim ele nem inicia uma atividade pois teme não poder termina-la.
O vídeo demonstra bem como devemos agir diante de comparações com colegas da mesma classe, pequenos erros que possa cometer, mal comportamento, e até mesmo quando as atividades forem bem realizadas, como elogiar e que não seja excessivo.
 O aluno deve saber o valor que tem, mas também deve ter limites que sejam respeitados. O ato de confiar é desenvolvido na criança através de situações com sucesso, situações nas quais ela teve bons resultados, se sentiu bem e foi reconhecido seu valor e seu mérito.
  Teste e comprove, você não só trará autoconfiança para o seu aluno como para si próprio. ;)

domingo, 15 de março de 2015

Os encantos e vantagens da brincadeira.




 O brincar é de extrema importância no processo ensino aprendizagem pois desperta o lúdico, o interesse, o querer conhecer, querer entender, o querer fazer.
 Através dos jogos a criança compreende melhor as situações, ela desenvolve habilidades motoras, etc.  Mesmo que brincar aos olhos da criança seja apenas rir, e ao um ver errôneo de alguns educadores seja apenas distrair e entreter, na realidade o brincar proporciona a criança evolução em muitos aspectos inclusive no aspecto mental que permite a criança bom desenvolvimento escolar, que é o ideal do processo em questão.


terça-feira, 3 de março de 2015

No ensino aprendizagem existem fatores que influenciam no processo, observe:

http://ensinoeaprendizagem.pbworks.com/w/page/10761348/1%C2%AA%20VERS%C3%83O%20DO%20PA


 Para ensinar é fundamental a obtenção de conhecimento e a organização deste, já para aprender é necessário interesse pela compreensão do assunto, o que vindo da criança podemos classificar como curiosidade, que se despertada no aluno o definirá como "bom" e/ou "interessado", mas como mostra a imagem alguns fatores prejudicam esse interesse por parte do aluno. Esses fatores prejudiciais ao processo de aprendizagem devem ser combatidos ao máximo para que o processo não venha a ser anulado, bloqueando a construção e abrindo as portas para a educação tradicional que apenas transmiti e não constrói.