domingo, 31 de maio de 2015

Realidade Social

 Relação direta com a experiência do aluno, fator que o ajuda a construir, partindo da ideia que ele entende o que está sendo abordado, sendo assim ele pode participar e agir !!

Como era o ensino.

 O vídeo fala como era o ensino e a avaliação na Escola de Comenius, peraí ERA??
 Relatos de antigamente são reais e muitíssimo atuais. Exemplos de situações que vivemos até hoje, cadeiras enfileiradas, avaliações em que precisamos provar nossos conhecimentos, e mais, a elite que com seu poder politico e econômico sai à frente controlando a situação, representando um povo que tem realidade e oportunidades desiguais e inferiores. Somos representados por camadas que não sabem que existem dificuldades para ter acesso a escola, aos estudos, a cultura, ao aprendizado.
 Quem é que deveria ser o foco? Os preparados? Ou os necessitados?

Critica à livros didática

 Anula parte da importância de livros didáticos, dando a responsabilidade quase total ao conhecimento de conteúdo a ser apresentado, e o ensino de forma geral. Foca em um estímulo para livros pedagógicos e não didáticos.  É evidente que a didática nesse caso se transforma em uma pedra no caminho.  A didática veio para auxiliar, para direcionar, caso contrário corre se o risco de falhar apenas transmitindo o conteúdo sem utilizar método algum. Mas eu acredito que seja sim possível alcançar sucesso sem utilizar princípios didáticos, porém ela também representa dinâmica, que dá vigor ao desejo do aluno, desejo que faz toda a diferença para determinar se o aluno entendeu ou não, se ele assimilou ou não, se construiu ou não. Diante de situações em que muitos professores estão de mãos atadas, haverá sempre uma didática equivalente que pode trazer solução. É necessário aceita-la como parceira em sala de aula e não como agente manipulador que impõe métodos inflexíveis.

EVOLUIR

MUITO SHOW ESSE VÍDEO, ENTENDA A EVOLUÇÃO E FAÇA PARTE DELA.
* APLICAR O CONTEÚDO AO DIA A DIA.
* EXPLICAR A ORIGEM DOS CONTEÚDOS.
* NENHUM ALUNO DEVE SER DEIXADO PARA TRÁS.
* EDUCAÇÃO É AGENTE NATURAL TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE.
* APRESENTAÇÃO QUE ESTIMULE A COMPREENSÃO.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Planejar. Montando um quebra-cabeça.


O planejamento é peça chave para que ocorra a didática, e estes devem andar juntos. Essa parceria se bem colocada terá grandes chances de obter sucesso em sala de aula.
A figura mostra um quebra cabeça, e é exatamente essa a ideia, porque não se educa e não se ensina isoladamente, mas tudo tem que ser muito bem planejado e os fatores precisam falar a mesma língua, precisam andar lado a lado seguindo em mesma direção e pra garantir dar as mãos. Não há maneira de se trabalhar didática pela metade, então que toda escola, o corpo docente, e todos os envolvidos estejam conscientes e dispostos a realizar este planejamento.

Estudo da didática


 A didática resume-se em eficiência, trabalha com fortes armas como métodos e estratégias destinadas à orientar, direcionar, conduzir e também estimular o interesse do aluno para determinado conteúdo que se transforma atrativo através desta.

domingo, 12 de abril de 2015

Didática em ação

A didática com sés métodos de abordar o ensino e aprendizagem é muito atraente, mas só é valida quando colocada em ação. Se a didática está presente porém obsoleta ela não serve, pois a pedagógica pede justamente a busca de novos saberes, novos métodos e o uso de suas tecnológicas, tudo o que é ultrapassada não tem mais espaço na didática, no no processo de ensino aprendizagem.

domingo, 29 de março de 2015

Estimule a autoconfiança em seu aluno.

Assista o vídeo, trocando a palavra filho por aluno.


 Para que o processo ensino aprendizagem seja construtivo e evolua é necessário que muitas iniciativas sejam propostas e o estimulo da autoconfiança é de extrema e fundamental importância num bom andamento do processo. Se o aluno não tem confiança sem si próprio, ele não acredita ser capaz, sendo assim ele nem inicia uma atividade pois teme não poder termina-la.
O vídeo demonstra bem como devemos agir diante de comparações com colegas da mesma classe, pequenos erros que possa cometer, mal comportamento, e até mesmo quando as atividades forem bem realizadas, como elogiar e que não seja excessivo.
 O aluno deve saber o valor que tem, mas também deve ter limites que sejam respeitados. O ato de confiar é desenvolvido na criança através de situações com sucesso, situações nas quais ela teve bons resultados, se sentiu bem e foi reconhecido seu valor e seu mérito.
  Teste e comprove, você não só trará autoconfiança para o seu aluno como para si próprio. ;)

domingo, 15 de março de 2015

Os encantos e vantagens da brincadeira.




 O brincar é de extrema importância no processo ensino aprendizagem pois desperta o lúdico, o interesse, o querer conhecer, querer entender, o querer fazer.
 Através dos jogos a criança compreende melhor as situações, ela desenvolve habilidades motoras, etc.  Mesmo que brincar aos olhos da criança seja apenas rir, e ao um ver errôneo de alguns educadores seja apenas distrair e entreter, na realidade o brincar proporciona a criança evolução em muitos aspectos inclusive no aspecto mental que permite a criança bom desenvolvimento escolar, que é o ideal do processo em questão.


terça-feira, 3 de março de 2015

No ensino aprendizagem existem fatores que influenciam no processo, observe:

http://ensinoeaprendizagem.pbworks.com/w/page/10761348/1%C2%AA%20VERS%C3%83O%20DO%20PA


 Para ensinar é fundamental a obtenção de conhecimento e a organização deste, já para aprender é necessário interesse pela compreensão do assunto, o que vindo da criança podemos classificar como curiosidade, que se despertada no aluno o definirá como "bom" e/ou "interessado", mas como mostra a imagem alguns fatores prejudicam esse interesse por parte do aluno. Esses fatores prejudiciais ao processo de aprendizagem devem ser combatidos ao máximo para que o processo não venha a ser anulado, bloqueando a construção e abrindo as portas para a educação tradicional que apenas transmiti e não constrói.